segunda-feira, 16 de maio de 2011

Governo ainda vai elaborar proposta para Educação

Apesar de ter recebido a pauta de reivindicações do Sintepe no início de abril, o governo não apresentou proposta para a categoria na primeira rodada de negociação, realizada ontem (11), na Secretaria de Administração, Bairro do Recife.
Os representantes do governo e sindicato debateram os principais parâmetros que servirão de base para a construção de um plano que atenda as questões salariais dos trabalhadores em educação.
Entre os pontos destacados na reunião desta quarta estão mudanças na grade de vencimentos, visando aumentar a diferença na remuneração dos docentes que possuem formação de nível médio (magistério) e superior - que hoje é de 0,95% -, além do pagamento do piso e a criação de um incentivo financeiro à permanência do professor em sala de aula.

Já os eixos de condições de trabalho e gestão democrática cobrados na pauta do Sintepe serão negociados diretamente com o secretário de Educação, Anderson Gomes, em reuniões específicas. 
"Nós esperávamos já receber uma contraproposta, mas essa demonstração de interesse em querer resolver as questões financeiras de uma categoria que aguarda um reajuste desde 2009 é positiva", avaliou do presidente do Sintepe, Heleno Araújo.
O secretário de Administração, Ricardo Dantas, adiantou que utilizará o valor de R$ 1.187,97 calculado pelo Ministério da Educação (MEC) como referência para o pagamento do piso no Estado.
Entretanto, o detalhamento de como será gasto o montante de R$ 71,53 milhões para a Educação, anunciado na mesa geral de negociação dos servidores públicos da última sexta-feira (6), será feito somente na próxima negociação.
Dantas ainda se prontificou em analisar a situação dos 10.271 trabalhadores que recebem a Parcela Remuneratória de Irredutibilidade para que eles também sejam contemplados com o reajuste. "Nossa luta é para que todos os trabalhadores em educação sejam beneficiados. Tudo que nos for apresentado será colocado em votação na assembleia geral do dia 25 (maio)", ressaltou Heleno. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário