segunda-feira, 16 de maio de 2011

Mais de 30 mil trabalhadores em educação do Estado aderiram a paralisação nacional

Cerca de 90% das escolas da rede estadual de Pernambuco foram afetadas pela paralisação nacional desta quarta-feira (11).
Ao todo, mais de 30 mil trabalhadores em educação cruzaram os braços em defesa do pagamento integral do Magistério, e pela aprovação do Plano Nacional da Educação, cujo Projeto de Lei (PL 8.035/10) foi encaminhado aos parlamentares em dezembro do ano passado.
A suspensão das atividades na quarta-feira foi o ponto máximo da Semana de Mobilização pela Educação, articulada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e suas 41 entidades afiliadas.
Mais de 1,5 mil educadores de diversos estados participaram do ato público em frente ao Congresso Nacional, em Brasília. O Sintepe enviou uma caravana com mais de 30 representantes para a capital federal.
Também foram realizadas visitas aos gabinetes dos parlamentares, uma reunião com o Ministro da Educação, Fernando Haddad, e uma audiência pública na Câmara dos Deputados com o tema qualidade da educação.
ESTADO - Além da paralisação, o dia 11 em Pernambuco foi marcado pela primeira rodada de negociação do governo com o Sintepe, pela manhã, na sede da Secretaria de Administração, no Bairro do Recife, onde foram discutidos os principais parâmetros que servirão de base para a construção de uma proposta que atenda as questões salariais da categoria.
À tarde, o sindicato promoveu uma mesa de diálogo sobre os planos nacional e estadual da educação e valorização dos seus profissionais, na Assembleia Legislativa (Alepe). O debate marcado inicalmente para o Plenarinho da Alepe teve de mudar para o auditório do sexto andar devido à grande procura do público.

Participaram da mesa o presidente do Sintepe, Heleno Araújo, o secretário de Educação do Estado, Anderson Gomes, o secretário de Educação de Nazaré da Mata e representante regional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Aderito do Nascimento, a deputada estadualTeresa Leitão, o presidente da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (UMES), Alisson Barbosa, e o integrante do Centro de Cultura Luiz Freire, Betinho.
Os debatedores comentaram sobre os rumos da educação pública brasileira, a atual situação do professor do Estado que recebe hoje o pior salário do país e a necessidade da aplicação integral do piso; as condições de trabalho e os problemas de infraestrutura que ainda são realidade na maioria da escolas públicas pernambucanas; a melhoria nos índices de desenvolvimento do de ensino, a valorização profissional e a destinação de recursos do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação.

Leia mais: Governo ainda vai elaborar proposta para a educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário